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Loja Virtual - Melhores práticas

Para garantir um bom funcionamento da sua Loja Virtual recomendamos a leitura das informações abaixo.

Se possível, imprima e utilize como check list para verificar a sua loja virtual!

1) Emails automáticos:
A loja virtual dispara vários emails automáticos no decorrer do processo de compra e entrega do produto ao cliente por meio de uma conta de email sua que você pode definir. Você precisa definir uma conta de email e personalizar as suas mensagens automáticas que serão enviadas para os seus clientes.

Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Configurações da Loja Virtual > Emails.

2) Cep de origem para calculo automático do frete - Sedex e Pac:
A loja virtual permite aos clientes a simulação do frete antes da compra. Se o CEP de origem estiver errado (não for o seu CEP de origem), o valor será calculado de forma errada, cobrando assim um valor errado de frete da compra do cliente.

Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Configurações da Loja Virtual > Geral

3) Tabela de Frete Personalizado:
A loja virtual permite que você cobre o valor que quiser de frete do cliente pela opção Frete Personalizado. Assim você poderá estipular os valores para Capital e Interior de cada estado do Brasil com faixas de 0 a 30 Kilos.
SEDEX e PAC são calculados automaticamente pelo sistema conforme o seu CEP de origem.

Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Frete > Frete Personalizado


COMO COMEÇAR A UTILIZAR A LOJA VIRTUAL:

1) Organização da Loja Virtual:

Em nossa experiência vemos que a organização dos produtos na loja é essencial para que visitantes se convertam em clientes.
Então, antes de cadastrar produtos, pense em como serão as categorias e subcategorias dos produtos que você quer vender e qual a melhor forma e nome para cada categoria, tornando a utilização do MENU da loja a mais óbvia possível.
Lembrando que a Loja Virtual comporta 2 níveis: Categoria e Subcategoria!
Se deseja, você pode utilizar o recurso DEPARTAMENTOS para agrupar as categorias de primeiro nível, mas não é possível colocar produtos diretamente nos departamentos, apenas nas categorias.

Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Categorias

2) Cadastrando produtos, fabricantes, tamanhos e cores:

Antes de colocar a sua Loja Virtual online é importante que todos os produtos estejam já cadastrados.
Sugerimos que você cadastre primeiro:
- Categorias / Subcategorias
- Fabricantes
- Cores
- Tamanhos

Só então cadastre os produtos, suas informações e respectivas fotos.

Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Produtos
Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Marca / Fabricantes
Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Cores
Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Tamanho

2.1) Fotos dos produtos:

Ter uma boa imagem do produto é essencial para convencer o cliente a adquirí-lo.
Sugerimos que você invista em um profissional de fotografia para fazer e tratar as fotos dos seus produtos se possível.
O tamanho máximo e ideal para as fotos no site é de 800 x 600 pixels. O sistema irá reduzir automaticamente para criar as imagens menores.

Onde fazer: Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Produtos > Adicionar produto

3) Faça uma compra!

- Para ter certeza que está tudo correto, nada melhor do que se colocar no lugar do cliente.
- Realize pesquisas na loja, verificando se a navegação e nome das categorias e produtos estão claros.
- Coloque produtos em seu carrinho de compras, cadastre-se e realize uma compra! (Você não precisa pagar necessariamente!)
- Confirme o pagamento de forma fictícia na loja virtual bem como a entrega do produto e veja as mensagens que você irá receber como cliente!
- Teste todos os formulários de contato possíveis do seu site e certifique de que todos estão chegando para você em um email que possa ler e responder!


OPERAÇÕES DIÁRIAS DE UMA LOJA VIRTUAL - Dicas:

1) Confirmação de pagamentos:
Sempre que um cliente comprar na loja virtual você receberá um email automatico de aviso de novo pedido recebido.
Se achar mais comodo, você pode realizar confirmações de pagamento apenas quando receber esta notificação. Porém, sugerimos conferir diariamente por pagamentos realizados!
Se você utiliza Pagseguro, você receberá um email cada vez que um novo pagamento for realizado. Assim você possui 2 formas de saber quando novos pagamentos foram recebidos!
Uma vez que você tenha identificado o pagamento do cliente, pegue o número de seu pedido ou nome para pesquisar o pedido no Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Pedidos > Pesquisar Pedidos
Uma sugestão é sempre confirir os detalhes da compra do cliente antes de confirmar o pagamento.
Para confirmar o pagamento e notificar o cliente por email acesse o Painel KrioSites > Menu > Confirmar pagamento.
Insira os dados do cliente que pagou e clique em "pesquisar". O resultado aparecerá e uma caixinha aparecerá no lado direito.
Marque a caixinha (checkbox) e clique em "enviar email".
Pronto! O pagamento está confirmado e o email de Confirmação de Pagamento enviado para o cliente.

2) Confirmação de envio de produtos:
Após realizar a confirmação de pagamentos do dia é hora de enviar os produtos pagos para os respectivos clientes.
Se você utilizar os Correios receberá um "código de rastreamento", algumas transportadoras terceirizadas também oferecem código de rastreamento.
Você então poderá confirmar o envio do produto ao cliente acessando o Painel KrioSites > Menu > Confirmar envio.
Você pode pesquisar pelo código e/ou nome do cliente. Uma forma prática é clicar em "listar todos", essa opção irá trazer todos os pedidos já pagos cujo o produto ainda não foi enviado.
Em cada resultado você verá um campo para colocar o código de rastreamento se quiser. Em seguida basta marcar os pedidos que deseja confirmar o envio de produto e clicar em "enviar email".
Pronto! A confirmação de envio do produto foi enviada ao cliente bem como o código de rastreamento, caso tenha sido informado para tal.

3) Gerenciamento do Estoque (produtos em falta)
Gerenciar o estoque virtual com estoques reais muitas vezes é difícil sem um sistema integrado e robusto.
Dessa forma, uma maneira prática de não ter problemas com compras de produtos em falta no estoque é gerenciar apenas os itens em falta.
Você poderá informar ao sistema que possui 9999 de quantidade dos produtos e não se preocupar tão cendo com a falta e indisponibilização dos mesmos no site.
Então, você precisa apenas ZERAR a quantidade em estoque dos produtos que realmente acabaram, preferencialmente no mesmo dia em que isso ocorre.
Geralmente existe uma pessoa com a tarefa de "estoquista" que deve repassar essa informação ou acessar o Painel KrioSites para zerar o estoque de um produto o quanto antes.
Alguns tipos de empresa não tem problemas com este tipo de operação, pois vendem sob encomenda ou nem possuem estoque físico, comprando diretamente do fabricante para repassar ao cliente somente quando a compra é feita!

Quando o estoque de um produto é zerado ele automaticamente fica indisponível para compra na loja virtual.
Os clientes cadastrados poderão inclusive pedir para serem notificados automaticamente quando o produto for reposto no estoque pela administração da loja virtual.
Toda vez que um produto com quantidade ZERO ou negativa, for reposto, um email automático é enviado ao cliente que solicitou para ser avisado!

Para gerenciar o frete dessa forma ou como achar melhor, acesse o Painel KrioSites > Menu > Gerenciar Estoque.

Pesquisa neste FAQ também:

AÇÕES DE MARKETING NA LOJA VIRTUAL - Dicas
 

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